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Se a sua bagagem for extraviada ou danificada durante o voo, a companhia aérea é responsável por prestar assistência material , além de indenizá-los em caso de danos morais e materiais . A indenização por danos morais e materiais pode ser concedida em diversas situações, como extravio de bagagem . Em geral, a companhia aérea é responsável por indenizar o passageiro quando o dano sofrido foi causado por sua culpa ou negligência .

A sensação de impotência, frustração, desespero e desamparo atinge todos os passageiros que têm sua bagagem extraviada. As companhias aéreas têm o dever de cuidado ao prestar seu serviço. Por isso, todo constrangimento suportado pelo passageiro que teve sua mala extraviada deve ser indenizado.

O dano moral ocorre justamente pela consequência da não entrega das bagagens no momento do desembarque. Em muitos casos, as companhias aéreas não prestam qualquer tipo de auxílio ao consumidor, como por exemplo, um voucher para compra de itens básicos de higiene. A maioria dos passageiros são obrigados a passar os primeiros dias de viagem – senão a viagem toda -, sem seus pertences e são obrigados a custear novos itens do seu próprio bolso. É por esse motivo que, em casos de extravio ou dano de bagagens despachadas, são assegurados o direito à indenização .

Além do dano moral, os passageiros também têm direito ao dano material. Os danos materiais correspondem aos itens pessoais que os passageiros são obrigados a comprar por estarem absolutamente desprovidos de seus pertences. Tal desembolso adicional não estava previsto e nem era pretendido pelos passageiros e, por esse motivo, são obrigados a desviar a programação de férias para comprar roupas que não seriam necessárias caso seus pertences tivessem sido transportados e entregues como de praxe. Nesse caso, todo valor gasto deve ser ressarcido pela companhia aérea.

Se você sofreu algum dano e precisa de ajuda para tomar as medidas necessárias para garantir que você seja adequadamente compensado, o escritório Gaillac Perucci está à disposição para ajudá-lo com qualquer questão relacionada aos seus direitos como passageiro .

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